sábado, 6 de novembro de 2010

Mitos e verdades

Vou dizer a verdade: eu estava torcendo para esse tema ser o vencedor, porque é o meu favorito. :)

1- Bebê soluça porque está com frio.
O soluço é resultado de uma incoordenação da musculatura do diafragma, tanto nas crianças como nos adultos. Conforme a criança cresce, os soluços diminuem porque a musculatura se torna mais madura.


2- Criança que come muito doce está com vermes.
O "coitado" do verme leva a culpa por um monte de coisas nas crianças, entre elas, o excesso de vontade de doces. Criança come muito doce porque gosta e porque o adulto deixa, ponto.

3- Rosto manchado é sinal de vermes.
Aí o verme de novo. Existem algumas doenças dermatológicas que deixam o rosto da criança com manchas brancas, entre elas a pitiríase alba e a pitiríase versicolor. A pitiríase alba é mais comum em pessoas com algum tipo de alergia, mas sua origem é desconhecida. A recomendação atual é que sejam usados protetor solar e hidratante, para evitar o surgimento de novas manchas, mas uma vez instaladas, elas demoram pelo menos 30 dias para sumir. Já a pitiríase versicolor é causada pelo fungo Malassezia furfur e deve ser tratada com antifúngicos.

4- Criança que come terra tem vermes.
Já estou achando que esse verme é bode, coitado. Na verdade, o hábito de comer coisas incomuns (terra, tijolo) se chama pica e está mais relacionado com anemia. Portanto, se seu filho está devorando a parede da sala, é melhor levar ao pediatra para ver se não precisa usar um ferruginoso.


5- Comer muito doce dá diabetes.
O diabetes mellitus é uma doença endócrina, existindo o tipo I (antigamente chamado de juvenil) e o tipo II (antigamente chamado de diabetes do adulto). O tipo I se manifesta comumente na infância, pela não-formação de insulina pelo pâncreas. O tipo II é mais comum no adulto, com herança familiar e fatores ambientais, sendo mais comum a resistência periférica à insulina, ou seja, o corpo produz insulina, mas não sabe aproveitá-la.
O que acontece hoje é que muitas crianças e adolescentes estão acima do peso ou até mesmo obesos, o que aumenta a chance de desenvolver a resistência periférica a insulina.
Portanto, comer muito doce não dá diabetes, mas comer muito doce, pão, massas, carnes e estar acima do peso pode dar, sim.

6- Homem barbado não pode beijar bebê novinho, porque dá feridas na pele.
E lá vai o pai fazer a barba correndo...
Muitos bebês recém-nascidos apresentam pápulas parecidas com espinhas no primeiro mês de vida. Chamamos isso de eritema tóxico ou eritema neonatal e é uma reação da pele do bebê ao ambiente gasoso. Não é necessário tratamento e some depois dos 40 dias. Só precisa tratar se a criança pegar uma infecção secundária na pele (ou seja, se alguém inventar de espremer o cravinho do nenê).

7- Quando a menina tem leite de bruxa, tem que espremer pra tirar.
NÃAAAAAOOOOOOOO, coitada da criança! O "leite de bruxa" acontece quando a menina recém-nascida, ainda com a influência do estrógeno materno, desenvolve mamas e leite. Com o passar do tempo, o estrógeno sai do corpo e as mamas voltam ao normal, mas se alguém cutucar ali, pode causar uma mastite.

8- Pro umbigo não ficar pra fora, tem que colocar faixa e não deixar a criança chorar.
Oi, não precisa de faixa, nem de moeda. É só limpar com o álcool 70 (não é o álcool que compramos no mercado, o 70 é comprado em farmácias) cada vez que trocar a fralda e não ficar puxando muito o coto umbilical.

9- Meu filho de 1 mês já tem intestino preso, preciso usar laxante?
Os bebês recém-nascidos fazem cocô cada vez que mamam, pelo reflexo gastro-cólico. Porém, com 30 dias, esse reflexo diminui e, se for amamentado no peito exclusivamente, eles passam a fazer cocô uma vez a cada 5 a 7 dias, porque aproveitam tudo o que o leite tem de bom e demora pra fazer resíduo e formar o bolo fecal. O problema é no dia que eles resolvem fazer o cocô acumulado, melhor nem sair de casa.

10- Vento frio dá dor de ouvido.
As otites podem ser causadas por vírus ou por bactérias, sem relação com o vento. Há um tipo de otite, a externa, que ocorre mais em ambiente úmido, então crianças que deixam a água entrar no ouvido podem ter otite externa. Era um tal de colocarem touca na minha filha e de eu tirar em seguida...

11- Meu filho está com dor de ouvido, ele chora quando eu aperto.
Mamães, por favor, não apertem as orelhinhas dos bebês.
As otites médias geralmente vêm acompanhadas de febre. As externas, quando doem, a dor vem da manipulação do pavilhão auricular (da orelhinha), mas é só encostar que ele chora, não precisa apertar.

Essas são as campeãs na minha prática diária. Se eu esqueci de alguma ou alguém tiver uma sugestão para colocar aqui, por favor, escrevam. :)

2 comentários:

Mari disse...

Ei, Paolla, e a enquete pro próximo tema?
:-)

July disse...

Pa...amei este topico e realmente me identifiquei com coisas de verme...eu comia mta terra, samambaia kkkkk e td falavam q era o coitado do verme kkk
Adorei os pontos q vc comentou.
Bjao, July

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...